Saúde integral sistêmica é um olhar holístico (todo) para o indivíduo, são analisados cinco aspectos para se estabelecer um saúde integral boa, físico, mental, espiritual\energético, emocional e social\trabalho. Quando apenas um desses pilares apresenta um problema, um efeito dominó ocorre derrubando os outros pilares até se formar um doença no corpo físico. Para se aprofundar nesse tema, sugiro o site http://www.saudeintegralsistemica.com
Mas o que a saúde integral sistêmica tem haver com a beleza?
Absolutamente tudo, afinal, sua beleza começa de dentro pra fora! Pessoas saudáveis em todos os cinco pilares, são pessoas mais bonitas, tanto por fora quanto por dentro, onde podemos sentir, e é por isso que tudo o que sentimos é refletido na beleza.
A beleza integrativa tem dois fundamentos: Por dentro e por fora.
O primeiro fundamento é o que vem de dentro, autoestima, a nutrição celular, a saúde emocional, os sentimentos. Quando cuidamos do nosso emocional, nos tornamos mais leves e nossa autoestima eleva tendemos a nos cuidarmos mais, temos vontade aprender como comer melhor, queremos nos exercitar, dormimos melhor, nos produzimos mais, tudo isso influência na beleza.
Podemos exemplificar de como fisiologicamente o estress atua negativamente na beleza, estresse crônico a longo prazo, segundo um estudo publicado INFLAMM ALLERGY DRUG TARGETS em 2014, a liberação de cortisol, hormônio do estresse, causa atrofia cutânea, reeducação do número de fibroblastos e diminuição do colágeno e elastina, além aumentar a produção de radicais livres, todos relacionados ao envelhecimento.
O segundo fundamento é o que vem de fora, os cosméticos de maneira geral, os tratamentos estéticos, os tratamentos de cabelo e unhas…enfim tudo que possa melhorar a aparência de fora para dentro.
A nicotina é um dos grandes causadores de envelhecimento precoce facial, ela provoca contração dos vasos sanguíneos, diminuindo a circulação sanguínea na pele, o que resulta na diminuição de colágeno e elastina, além de formar rugas e vincos no lábio superior para fazer a sucção do cigarro, o famoso código de barras.
Porém o mais importante da beleza intregativa sistêmica é perceber, reconhecer e valorizar o que há de mais bonito em você, os padrões de beleza impostos pela sociedade não são relevantes. O que importa é você se sentir bem com o que reflete no espelho.
Se você se interessou sobre o assunto marque uma avaliação comigo, vou adorar dar um HUP na sua BELEZA.
Deixe uma resposta