Esse curso é voltado para clientes finais, para todo tipo de público que deseja aprender a conhecer e como cuidar melhor da sua pele normal e seca em casa.
A rotina de cuidados é essencial para obter resultados positivos em peles normais e secas, nesse curso você aprenderá a diagnosticar qual o seu tipo de pele seca ou normal, e aprenderá a olhar os rótulos, as composições que dão alergias e a rotina correta para manter uma pele limpa e saudável.
Esse curso faz parte da consultoria de beleza individual, online, COMO CUIDAR DA MINHA PELE NORMAL E SECA, ministrado por Andrezza Porfirio, massoterapeuta e esteticista com 15 anos de experiência na área de beleza, saúde e bem-estar.
Toda e qualquer orientação deste curso é de caráter elucidativo, é de suma importância procurar um profissional qualificado, médico dermatologista e uma esteticista.
SUMÁRIO
Capítulo 1– Pele
Capítulo 2 – Conhecendo sua pele
Capítulo 3 – Cosmetologia
Capítulo 4 – O que é?
Capítulo 5 – Classificação dos produtos
Capítulo 6 – Agentes alergênicos e irritantes em produtos cosméticos
Capítulo 7 – Aprendendo a olhar os produtos
Capítulo 8 – Rotina da sua pele
Capítulo 9 – Cuidados com a sua pele
Capítulo 10 – Bônus: Protocolos para fazer em casa
Capítulo 1 – Pele
Qual é o primeiro lugar que notamos a beleza de alguém?
De acordo com o livro Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza de Philip Hallawell, o primeiro lugar que olhamos e identificamos a beleza da pessoa é o rosto! De acordo com a minha pesquisa, com base nas respostas das minhas clientes, cerca de 57% pensam no rosto quando questionadas sobre beleza.
A pele é considerada o maior órgão humano, órgão que chega a atingir 25 mil centímetros quadrados em um homem adulto, representa 16% do peso corporal e possui uma importante defesa do corpo humano e está sujeita aos efeitos nocivos do meio externo. A pele pode ser considerada um órgão endócrino, por conter receptores hormonais e sínteses metabólicas, ótimo para cuidarmos da preservação e prevenção do envelhecimento.
Sua espessura pode variar de 1,5mm a 4mm, com peso médio (seca) de aproximadamente 2kg a 4kg, sendo composta por diferentes células e estruturas que trabalham de forma harmônica, garantindo assim suas funções.
A pele envolve toda a superfície exterior do corpo, ela isola estruturas internas do ambiente externo, sendo assim ela pode exercer diferentes funções:
*Proteção
*Absorção e secreção de líquidos
*Controle de temperatura
*Metabolismo de Vitamina D
*Funções estética e sensoriais (Aqui consideramos aparência, o toque, a maciez, a exalação de odores, a coloração e a sensibilidade da pele, responsáveis pela atração física e social do indivíduo).
Pode-se considerar, portanto, que a saúde psicossocial do indivíduo é dependente (e MUITO) de sua aparência externa e da aceitação das características de sua pele, pelos e demais componentes, para seu grupo social.
Segundo Louise Hay, se você tem alguma disfunção no seu rosto precisa modificar o padrão dos seus pensamentos.
Rosto representa a imagem que mostramos ao mundo, um novo padrão de pensamento terá que ser mudado e afirmar: É seguro ser eu mesmo. Mostro quem eu sou.
A pele é a nossa fronteira com o mundo material ao redor de nós e, ao mesmo tempo, é através dela que estamos ligados ao exterior, pois é com a pele que tocamos nosso meio ambiente, é em nossa pele que nós mostramos ao mundo e não podemos “mudar de pele”, no exterior, ela reflete duplamente o nosso modo de ser.
Segundo Louise Hay, se você tem alguma disfunção na sua pele precisa modificar o padrão dos seus pensamentos.
A pele protege a nossa individualidade, representa a sensibilidade, um novo padrão de pensamento terá que ser mudado e afirmar: É seguro ser eu mesmo.
A pele mostra também nossos processos e reações psíquicas em geral, alguns deles se tornam tão visíveis que qualquer pessoa pode notá-los, ficamos vermelhos de vergonha e pálidos de susto; suamos de medo ou de excitação ou nossa pele se arrepia toda de horror.
Tudo o que acontece na pele, uma vermelhidão, um inchaço, uma inflamação, uma espinha, um abcesso e a localização desses fenômenos não é ocasional, indica que está ocorrendo algum processo interno, mas isso é um assunto para outro ebook.
No organismo existem basicamente dois tipos de pele:
*Pele Glabra: ela é lisa, sem pelos e com espessa camada queratínica.
Ex: Palmas das mãos e solas dos pés).
*Pele Pilificada: ela é mais fina, apresenta sulcos e pregas.
Ex: Resto do corpo.
A pele é dividida basicamente em dois tecidos principais: EPIDERME E DERME, e HIPODERME.
EPIDERME:
É a camada mais externa da pele, de função protetora, é perfurada apenas por poros dos folículos pilossebáceos. Não apresenta rede vascular, não é vascularizada, sendo nutrida pela permeação dos nutrientes oriundos da derme. Tem uma espessura variável entre 1,3mm (palma da mão) até 0,06mm (face). Sua composição basicamente é por queratinócitos, que produz queratina, e melanócitos, que produz melanina, responsável pela pigmentação da pele.
DERME:
A derme suporta a epiderme e é composta por tecidos conectivos fibrosos de elastina e colágeno, é altamente vascularizada e assegura a nutrição sanguínea da epiderme. Sua espessura varia de 0,5mm a 3,0 mm sendo mais espessa no dorso (posterior) e mais grossa nos homens do que nas mulheres. Sua composição basicamente é de glândulas sudoríparas, que produzem suor e elimina substâncias tóxicas, e glândulas sebáceas, que produzem sebo para lubrificar e impermeabilizar a pele, além de vasos sanguíneos, nervos, entre outros. É na derme que acontece a defesa imunológica com as células de Langerhans da epiderme.
HIPODERME:
É composto de um tecido gorduroso chamado de tecido adiposo, ricamente servido por nervos e vasos sanguíneos, regula a temperatura do corpo, armazenamento de energia, proteção e suporte (um papel cosmético), funcionando também como depósito nutricional.
*Glândula Sudorípara: são glândulas que produzem o suor, função importante para regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas.
*Glândula Sebácea: são glândulas microscópicas na pele que secretam uma matéria oleosa, chamada sebo, para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos
O manto protetor da pele é levemente ácido. O pH ideal da pele na maior parte do rosto e corpo encontra-se entre 4,7 e 5,75.
Um pH de 7 (a da água pura) é considerado neutro. Qualquer valor abaixo é ácido e acima é alcalino, assim o pH natural da pele é ligeiramente ácido.
Este pH levemente ácido é criado pelo manto ácido da pele, a parte de água do filme hidrolipídico que protege as camadas externas da pele. O manto ácido é essencial para a barreira protetora da pele. Neutraliza agressores à base de alcalinos (tais como os tensoativos abrasivos), inibe o crescimento de bactérias, restaura e mantém o ambiente ácido ideal para a flora natural da pele prosperar.
Se o pH da pele sobe para alcalino, o seu equilíbrio natural é perturbado. Os lipídios epidérmicos essenciais não podem ser sintetizados e a pele perde água e seca. Nesta condição, a camada exterior da pele (ou epiderme) já não é capaz de funcionar como uma barreira de proteção.
Quando a função de barreira da pele é comprometida pode tornar-se seca, sensível ou com hipersensibilidade. É suscetível a infecções, doenças, tais como a dermatite atópica e condições, tais como rosácea, e a sua capacidade de proteger o corpo fica comprometida.
Fatores externos que estressam a pele incluem:
- Alterações de temperatura e humidade
- Sujidade e poluição
- Cosméticos alcalinos
- Químicos
Produtos químicos com um pH alcalino são particularmente prejudiciais para o pH da pele. Eles sobrecarregam a capacidade de neutralização natural da pele, causam danos na sua estrutura e prejudicam a barreira protetora. Certos medicamentos (por exemplo, quimioterapia, diuréticos e antibióticos) e procedimentos médicos (por exemplo, radioterapia e diálise) também podem afetar a defesa natural da pele, alterar o seu pH e prejudicar a sua função de barreira de proteção.